quarta-feira, janeiro 10, 2007

Instante Decisivo

É agora, neste exato momento, que eu me aproveito da situação e juntos descabaçamos o blog Confraria dos Peixes. Por enquanto ele é puro e inocente, não tem idéia do que há por vir, se serão anões, críticas sociais, sexo, Daniela Cicarelli, youtube, Brasil anos 60 ou esfihas.

Eu sei que eu vou falar um pouquinho sobre fotografia, porque eu não me interesso pelos problemas do mundo. Existe gente mais capaz e com maior força de vontade do que eu, e confio neles para resolver tudo. Quando me intero do assunto, só passo raiva, não faço nada e perco vontade nas outras coisas. Então vamos ao meu mundo mágico onde não há nada além daquilo que fazemos acontecer, o céu é azul, com pequenas nuvens, um campo verde e florido, ensolarado por um sol bem amarelo com um sorriso assim oh :D

Alguns sabem, outros não, mas fotografia é o meu mais novo hobby, e estou me divertindo um tanto com isso. Obviamente sou amador e não tenho muita noção de como funcionam as coisas, mas estou aprendendo um pouco a desenvolver o olhar fotográfico.

Todos na verdade possuem um "olhar fotográfico". Qualquer um olha para uma situação e sabe dizer se ficaria bonita em uma fotografia. No entanto situações são dinâmicas, e vemos cerca de uma "fotografia" à cada 1/30 segundos com nossos olhos, é a taxa de atualização de imagens. Quando congelamos uma imagem, detalhes surgem que podem ofuscar o tema principal e não tínhamos percebido antes por causa do nosso foco seletivo.

Outro grande problema do "olhar fotográfico" comum é que vemos a situação com nossos olhos, que são diferentes da lente de uma câmera, pelo fato de possuirmos dois olhos e a câmera um, sem contar que o ângulo de visão é diferente.

Além de simplesmente encontrar uma situação boa, é preciso compor a imagem com os elementos do ambiente, equilibrando-os no quadro geral para se fazer uma boa fotografia. Escolher um foco para excluir todo o resto, deixando o principal em completo destaque, ou incluir tudo no campo de visão. Uma abertura grande irá diminuir a profundidade de campo, que irá fazer apenas poucos elementos aparecerem focados, o que dá um destaque enorme para uma pessoa em meio à multidão, por exemplo.

Com tudo pronto, a luz perfeita deixando as cores vivas, as sombras bem colocadas, a posição de melhor perspectiva, o foco devido com a melhor profundidade de campo e o tema escolhido, é neste exato momento que o fotógrafo não deve fazer absolutamente nada. Só esperar.

Esperar o que?

O pulo do gato, o bocejar da velha no banco da praça, a lágrima quase cair, o pombo abrir as asas, o ovo sair da galinha, o soco atingir o rosto, o espirro começar, a folha cair, a bexiga estourar e a criança chorar, o beijo inesperado recebido de olhos abertos, a gota pingar, o homem saltar e o bombeiro correr para salvar, a bolha estourar, ...


Henri Cartier-Bresson


... e somente desta forma, será possível transformar 1/30 segundos em uma eternidade.


6 Comments:

Blogger André said...

Achei muito complicado esse negócio de tirar fotos. Tenho a impressão de que, se todo mundo fosse esperar todos os fatores que você mencionou acontecerem, até hoje teriam sido tiradas no mundo todo umas três fotos.

O post ficou muito bom. Mas deixo esse negócio de tirar fotos pra pessoas mais pacientes.

8:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

De fato tirar boas fotos não [e nada trivial. Sei que é muito intrigante mencionar "boas fotos", mas acredito que você entende o que quero dizer.

Acredito que essa é uma das poucas vezes em que te vejo utilizando sua altíssima capacidade de dedicação (leia-se punhetice) para o "lado bom da força". Criatividade não será problema a você, sagaz oportunista, que será capaz de encontrar o momento correto, o lugar correto e o ângulo correto e tirar suas belas fotos. Continue!

Abraço.

2:45 PM  
Blogger Ota said...

Legal o Post de estréia Nerso.
Como vc sabe, eu sou uma pessoa que gosta bastante de fotos, então espero que vc tire muitas e continue nesse seu novo hobby!

Sobre o comentario do metralha, por um instante eu lembrei daqueles horoscopos de jornais
"Criatividade não será problema a você, sagaz oportunista, que será capaz de encontrar o momento correto..."

=D

1:23 AM  
Blogger Bravo said...

Fotografar realmente é bom.. olheasnuvenz.zip.net.. vou colocar o link de vcs lá no meu blog.. falou!

2:34 PM  
Blogger Madalena Duarte said...

Olá, venho retribuir a visita à Confraria do Atum e dar-vos os parabéns pelo nome do vosso blog :) até breve

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

taí, explicou muito melhor que meu professor de foto.
fotografar é viciante, não?

: )

1:18 AM  

Postar um comentário

<< Home