Instante Decisivo
Eu sei que eu vou falar um pouquinho sobre fotografia, porque eu não me interesso pelos problemas do mundo. Existe gente mais capaz e com maior força de vontade do que eu, e confio neles para resolver tudo. Quando me intero do assunto, só passo raiva, não faço nada e perco vontade nas outras coisas. Então vamos ao meu mundo mágico onde não há nada além daquilo que fazemos acontecer, o céu é azul, com pequenas nuvens, um campo verde e florido, ensolarado por um sol bem amarelo com um sorriso assim oh :D
Alguns sabem, outros não, mas fotografia é o meu mais novo hobby, e estou me divertindo um tanto com isso. Obviamente sou amador e não tenho muita noção de como funcionam as coisas, mas estou aprendendo um pouco a desenvolver o olhar fotográfico.
Todos na verdade possuem um "olhar fotográfico". Qualquer um olha para uma situação e sabe dizer se ficaria bonita em uma fotografia. No entanto situações são dinâmicas, e vemos cerca de uma "fotografia" à cada 1/30 segundos com nossos olhos, é a taxa de atualização de imagens. Quando congelamos uma imagem, detalhes surgem que podem ofuscar o tema principal e não tínhamos percebido antes por causa do nosso foco seletivo.
Outro grande problema do "olhar fotográfico" comum é que vemos a situação com nossos olhos, que são diferentes da lente de uma câmera, pelo fato de possuirmos dois olhos e a câmera um, sem contar que o ângulo de visão é diferente.
Além de simplesmente encontrar uma situação boa, é preciso compor a imagem com os elementos do ambiente, equilibrando-os no quadro geral para se fazer uma boa fotografia. Escolher um foco para excluir todo o resto, deixando o principal em completo destaque, ou incluir tudo no campo de visão. Uma abertura grande irá diminuir a profundidade de campo, que irá fazer apenas poucos elementos aparecerem focados, o que dá um destaque enorme para uma pessoa em meio à multidão, por exemplo.
Com tudo pronto, a luz perfeita deixando as cores vivas, as sombras bem colocadas, a posição de melhor perspectiva, o foco devido com a melhor profundidade de campo e o tema escolhido, é neste exato momento que o fotógrafo não deve fazer absolutamente nada. Só esperar.
Esperar o que?
O pulo do gato, o bocejar da velha no banco da praça, a lágrima quase cair, o pombo abrir as asas, o ovo sair da galinha, o soco atingir o rosto, o espirro começar, a folha cair, a bexiga estourar e a criança chorar, o beijo inesperado recebido de olhos abertos, a gota pingar, o homem saltar e o bombeiro correr para salvar, a bolha estourar, ...
... e somente desta forma, será possível transformar 1/30 segundos em uma eternidade.
6 Comments:
Achei muito complicado esse negócio de tirar fotos. Tenho a impressão de que, se todo mundo fosse esperar todos os fatores que você mencionou acontecerem, até hoje teriam sido tiradas no mundo todo umas três fotos.
O post ficou muito bom. Mas deixo esse negócio de tirar fotos pra pessoas mais pacientes.
De fato tirar boas fotos não [e nada trivial. Sei que é muito intrigante mencionar "boas fotos", mas acredito que você entende o que quero dizer.
Acredito que essa é uma das poucas vezes em que te vejo utilizando sua altíssima capacidade de dedicação (leia-se punhetice) para o "lado bom da força". Criatividade não será problema a você, sagaz oportunista, que será capaz de encontrar o momento correto, o lugar correto e o ângulo correto e tirar suas belas fotos. Continue!
Abraço.
Legal o Post de estréia Nerso.
Como vc sabe, eu sou uma pessoa que gosta bastante de fotos, então espero que vc tire muitas e continue nesse seu novo hobby!
Sobre o comentario do metralha, por um instante eu lembrei daqueles horoscopos de jornais
"Criatividade não será problema a você, sagaz oportunista, que será capaz de encontrar o momento correto..."
=D
Fotografar realmente é bom.. olheasnuvenz.zip.net.. vou colocar o link de vcs lá no meu blog.. falou!
Olá, venho retribuir a visita à Confraria do Atum e dar-vos os parabéns pelo nome do vosso blog :) até breve
taí, explicou muito melhor que meu professor de foto.
fotografar é viciante, não?
: )
Postar um comentário
<< Home