domingo, março 04, 2007

A confraria reunida

Depois de um período não muito longo de separação geográfica, nós, os quatro membros desta ilustre confraria, voltamos a se reunir nesta semana, e decidimos comemorar o evento indo comer esfirras (não sei como se escreve isso) no Ronel. Conversamos ali sobre vários assuntos, mas chamarei a atenção para um deles em particular.

A conversa começou algumas horas antes a propósito de um comentário depreciativo feito pelo Nerso sobre a condição intelectual da Idade Média. O assunto foi novamente levantado enquanto estávamos todos de boca cheia, e dentro de algum tempo a conversa se desviou, por caminhos que não vêm ao caso, para a questão da legitimidade ou não de se aceitar conclusões baseadas tão somente na autoridade de quem conhece melhor um determinado assunto.

Já que a discussão começou na Idade Média, cabe observar que São Tomás de Aquino, provavelmente o maior de todos os filósofos medievais, tinha plena consciência do problema, e declarou expressamente que a autoridade é o pior de todos os argumentos. Essa posição, porém, ainda é muito autoritária para alguns, embora não o seja para mim. Eu estava prestes a iniciar uma argumentação em defesa da autoridade, mas fui imediatamente silenciado pelo meu bom amigo Marreco, que disse algo mais ou menos assim:

"É errado aceitar uma conclusão com base apenas na autoridade de uma pessoa, sem conhecer os argumentos que a justificam. Isso é o que o Einstein dizia."

Isso, naturalmente, acabou com tudo o que eu tinha a dizer em favor da autoridade, de modo que me calei e a conversa, como é natural, acabou mudando rapidamente de assunto. Afinal de contas, de que valeriam meus argumentos em favor da autoridade se o Einstein em pessoa já declarou que eles são errados? Um sujeito tão inteligente deve saber do que está falando. Vou confiar nele então. Abaixo a autoridade!

P.S.: Não sei se é coincidência ou um evento cosmicamente arranjado (podemos perguntar ao Benette), mas eu já havia decidido fazer um post sobre o Einstein no meu blog. Publiquei-o agora há pouco.

1 Comments:

Blogger Ota said...

E olha ai..o cara é otoridade heheehehe!
entao...legal a confraria se reunir sempre que possivel hehehe
abracao

8:06 PM  

Postar um comentário

<< Home